FAQ
Perguntas Frequentes
Reservas
Pode fazer reservas enviando um e-mail (info@arcrentacar.pt) ou através de telemóvel/WhatsApp (00351 968 059 412).
Os preços são calculados com base no local, horário e data de levantamento e devolução acordados antes do início do aluguer. Se levantar o carro um pouco mais tarde ou devolver mais cedo, não receberá reembolso pelo tempo não utilizado.
Ser considerado condutor jovem também influenciará o valor do aluguer.
Para alugar um carro, precisa de um documento de identificação (passaporte ou bilhete de identidade) válido em Portugal, uma carta de condução (válida em Portugal) e um cartão de crédito.
São aceites cartões MasterCard ou Visa.
Cartões American Express, apresentados no telemóvel, virtuais, pré-pagos ou de carregamento (Revolut, entre outros) não serão aceites.
Não.
Será sempre necessário um cartão de crédito em nome do condutor principal.
Sim, se chegar de avião e a reserva do carro estiver marcada para o aeroporto de Faro, iremos verificar a hora de chegada para estarmos à sua espera para a entrega do carro.
Não queremos deixá-lo sem carro no início das suas férias.
Informe-nos do número do seu voo (idealmente, pelo menos 3 dias antes de levantar o seu carro).
A ANARENT CARS, LDA. enviará um e-mail de confirmação ou uma mensagem caso a reserva seja feita através do WhatsApp.
Idade e Experiência do Condutor
Pode alugar um carro a partir dos 24 anos de idade, até ao máximo de 75 anos.
Se tem entre 21 e 23 anos de idade, sim, desde que tenha pelo menos um ano de experiência de condução. No entanto, existe uma taxa jovem a acrescer ao valor do aluguer.
Com menos de 21 anos, não é possível alugar um carro.
Não, com menos de 21 anos não é possível alugar um carro.
Não, com menos de um ano de experiência com carta de condução não é possível alugar um carro.
Não, com menos de um ano de experiência com carta de condução não é possível alugar um carro.
Condutores Adicionais
O carro só pode ser conduzido pelo titular do contrato de aluguer (condutor principal) ou pelos condutores adicionais mencionados no contrato de aluguer.
Se a viatura for utilizada por um condutor não autorizado, o seguro perde a validade.
Duração e Extensões do Aluguer
O período mínimo de aluguer é de um dia (24 horas).
Sim, contudo, será cobrado o valor de um dia de aluguer.
Qualquer fração de um dia é considerada um dia de aluguer.
Não, qualquer prolongamento terá de ser feito presencialmente.
O prolongamento do contrato de aluguer pressupõe a sua extensão no que respeita ao aluguer, bem como aos serviços adquiridos inicialmente.
Caso devolva o carro fora do período previsto para o fim do contrato de aluguer, será cobrado o valor de um dia extra com base na tabela de preços em vigor.
Este valor inclui também o custo adicional de todos os produtos extra adquiridos no início do contrato.
Documentos e Condução em Portugal
Deve apresentar o contrato de aluguer, a sua carta de condução, passaporte ou cartão de cidadão, e os documentos do veículo: certificado de matrícula, seguro e, se for o caso, também a ficha de inspeção e autorização de prorrogação do IMT.
Quando receber o carro, o colaborador indicará onde se encontram os documentos do veículo.
Se perder ou não tiver os documentos do veículo aquando da sua devolução, cobraremos 100,00 € (cem euros) pela emissão de novos documentos.
Sim, o cinto de segurança é obrigatório para o condutor e todos os passageiros.
Em Portugal, os limites de velocidade são:
- Dentro de localidade: 50 km/h;
- Fora de localidade: 90 km/h;
- Autoestrada: 120 km/h.
Atenção aos radares de controlo de velocidade!
O limite da taxa de álcool em Portugal é de 0,49 g/L.
Todas as multas de trânsito, o pagamento dos parques de estacionamento, as portagens e o combustível são da responsabilidade do condutor.
Não, evite deixar qualquer objeto dentro do carro, como óculos de sol, carteiras, câmaras, GPS ou quaisquer outros valores.
Qualquer objeto deixado no interior do veículo é suficiente para que partam um vidro, por exemplo, para furtar o que está dentro.
Devolução da Viatura
Sim, a viatura deve ser devolvida nas mesmas condições em que a recebeu, lavada e limpa.
O não cumprimento das condições implicará custos adicionais.
Não é permitido fumar no interior dos veículos.
Se forem encontrados indícios de que tal conduta ocorreu no veículo, o titular do contrato de aluguer terá de pagar uma taxa de 150,00 € (cento e cinquenta euros).
O condutor deve repor o combustível gasto até ao nível que está mencionado no contrato de aluguer.
Caso não seja devolvido no mesmo nível com que foi entregue, iremos cobrar a diferença do combustível em falta (normalmente é superior ao preço das gasolineiras tradicionais).
Não, a diferença não pode ser devolvida.
Autoestrada e parques de estacionamento
Sim, existem.
Em Portugal, existem portagens com dois sistemas de pagamento:
- Eletrónicas – as vias com portagens exclusivamente eletrónicas estão sinalizadas antecipadamente.
- Cabinas de portagem – as portagens tradicionais, com pagamento junto do funcionário ou através de máquina de pagamento automático.
Quando levantar o carro, peça informações sobre o funcionamento das portagens.
Antes de iniciar o aluguer, solicite ao nosso colaborador a ativação da Via Verde. Esta terá um custo diário de 1,85 € até ao máximo de 18,50 €.
Para facilitar e tornar a viagem mais cómoda, os nossos carros estão equipados com dispositivos Via Verde.
Se utilizar a autoestrada ou os parques de estacionamento com este sistema, estes serão pagos pela ANARENT CARS, LDA., e debitados no seu cartão de crédito.
Não.
Se utilizar a autoestrada ou os parques de estacionamento com este sistema sem ter a Via Verde ativada, será cobrada uma taxa de 18,50 €, acrescida do valor das portagens e dos parques de estacionamento.
Avarias, Danos e Acidentes
Sim, tem assistência em viagem disponível 24 horas.
Deve contactar de imediato a ANARENT CARS, LDA. (00351 968 059 412).
Em caso de erro de combustível, o condutor é responsável pela reparação do veículo e pela reposição do depósito de combustível.
Sim, o condutor deve confirmar todos os danos na viatura no início do aluguer.
Os danos devem ser todos confirmados no início do aluguer.
Caso não o sejam, qualquer dano não confirmado na entrega e observado na recolha será cobrado.
Em caso de acidente, o titular do contrato de aluguer é responsável pela reparação do veículo na sua totalidade, deixando de haver o valor limite estabelecido pela franquia.
Se a viatura for utilizada por um condutor não autorizado, o seguro perde a validade.
Em caso de acidente, é obrigatório ligar para as autoridades (112) e informar a ANARENT CARS, LDA. (00351 968 059 412), além de preencher sempre a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).
Existe uma tradução na pasta dos documentos da viatura para auxiliar no preenchimento. Com calma, deve preencher a declaração amigável, prestando atenção ao preenchimento com caracteres legíveis.
É importante preencher todos os campos e garantir que a declaração esteja assinada pelas partes envolvidas no acidente, para que o mesmo possa ser reclamado à companhia de seguros.
O condutor deverá entregar toda a documentação relativa ao sinistro que tenha em sua posse numa estação ANARENT CARS, LDA. Deverá ainda fornecer um contacto de e-mail no contrato de aluguer para que, caso seja necessário, se possa contactar o condutor para mais alguns esclarecimentos.
Se não preencher a declaração, não teremos forma de agir contra o outro ou outros intervenientes do acidente, pelo que o condutor será responsável por todos os danos ocorridos.
Sim, deve tirar fotografias da posição dos carros, das matrículas e, se for autorizado, dos documentos dos outros intervenientes.
Sendo sua culpa, terá de pagar a reparação do veículo até ao limite da franquia, que é variável em função do grupo de carro.
Sendo sua a culpa, terá de pagar a reparação do veículo no que diz respeito ao que o seguro não cobre, até ao limite da franquia, que é variável em função do grupo de carro.
Não terá de pagar qualquer valor em relação à reparação dos danos causados, a não ser que seja considerado responsável pelo acidente e este seja classificado como resultado de negligência.
Em caso de acidente com álcool ou substâncias psicotrópicas, nenhum dos nossos seguros cobre os danos, pelo que terá de pagar a reparação dos danos.
Sim, quer tenha seguro CDW, SCDW ou SCDW Plus, será sempre exigido o pagamento de uma taxa administrativa de 100,00 € (cem euros) e a apresentação de um relatório da polícia.
O valor poderá ser superior se estiverem envolvidos mais de dois carros.
Apesar de não estar expresso em muitas das empresas de aluguer de automóveis, este valor é cobrado por todas as empresas, independentemente do seguro que possuam.
Ao contactar as autoridades, será feito um relatório da ocorrência, que normalmente só estará pronto uma semana após o incidente e será requerido pela ANARENT CARS, LDA.
Se perder ou danificar a chave da viatura, será cobrado o custo de substituição.
Entre outras coisas, a negligência é considerada a embraiagem queimada, condução fora de estrada, estacionamento em passeios elevados, chave perdida ou danificada, erro de combustível, passagem num semáforo vermelho, não parar num sinal de STOP ou em sinais de aproximação de estrada com prioridade, circular em sentido oposto ao legalmente permitido, entre muitas outras situações, analisadas caso a caso.
Estes custos serão imputados ao condutor no total da reparação.
A negligência não está coberta.